AFINIDADES ENTRE A HERMENÊUTICA DA “NEGATIVA HISTÓRICA” DE BULTMANN E A DOUTRINA DOCÉTICA

Luiz Tarquinio, Antônio Renato Gusso

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa a respeito da possível relação das doutrinas docéticas dos primeiros séculos da era cristã e a chamada hermenêutica da negativa histórica, a qual tem como representante de destaque o teólogo Rudolf Bultmann. O assunto é apresentado em três pontos principais: 1) uma descrição básica da hermenêutica da não historicidade dos relatos dos Evangelhos, utilizada por Bultmann; 2) a apresentação de alguns pontos a respeito do docetismo dos primeiros séculos; e 3) uma tentativa de demonstrar as relações entre o docetismo e a hermenêutica da não historicidade. Feito isto, os autores concluem que existem pontos de ligação que apontam para a in uência docética na hermenêutica da negativa histórica.

Palavras-chaves: Hermenêutica. Evangelhos. Negativa histórica.Bultmann. Docetismo.

Kinship between Bultmann’s hermeneutic and Docetic’s Doctrine

ABSTRACT

This scientic article works out the possibility of relationship between the docetic’s doctrine grounded at the  rst century and what is called the negative historical doctrine hold by theologian Rudolf Bultmann. The issue is divided into three subject: 1) a basic portrait of the Bultmann’s hermeneutics; 2) a designation of some points concerning docetism; 3) a attempt to show the relation among both doctrines. Done that, the authors concluded that exists some connection points.

Keywords: Hermeneutics. Gospels. Historical denning. Bultmann. Docetism.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Batista Pioneira está licenciada com uma Licença Creative Commons – Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações – 4.0 Internacional.

A revista está catalogada nos seguintes indexadores: