EXEGESE E HERMENÊUTICA DO REINO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

Jean-Luc Fobe

Resumo


No Novo Testamento o tema do reino de Deus é central, variando a sua hermenêutica entre um governo cível laico libertário, com valores que se sobreponham à ética cristã, a influência transformadora cristã individual em uma sociedade secularizada, o domínio de um governo cristão humano sobre toda a sociedade, e o governo divino escatológico, com Jesus Cristo assumindo o papel de rei. Os ensinos sobre o reino de YHWH no Antigo Testamento são essenciais para a compreensão do tema no Novo Testamento. As palavras associadas ao reino de YHWH no Antigo Testamento são rei, reinar, reinado e algumas palavras correlatas (מֶ֖לֶךְ,מְלֹ֖ך, מַּמְלָכָ֔ה,מַלְכוּת֗וֹ,מְּלוּכָֽה,מַלְכוּ,מָשָֽׁלָה). A sua exegese permite compreender que o reino de YHWH é contínuo desde a criação, demonstrando que Ele é soberano, com uma mensagem imediata de esperança na restauração da unidade nacional, perdida pela divisão de Israel em reino do norte e do sul, governando sobre tudo e todos, acima de governos humanos ou sobrenaturais, que o homem pode refletir o seu reino quando põe em prática a sua justiça e prevê a vinda futura do Messias de Israel, implantando em definitivo a unidade do governo cível e religioso. A hermenêutica dessas palavras admite a projeção hermenêutica para o Novo Testamento de uma tensão dialética entre uma ação parcial do reino, a partir da ação transformadora social da igreja cristã com valores ético-morais consistentes, e uma implantação messiânica restauradora definitiva na parousia.

Palavras-chaves: Exegese. Hermenêutica. Reino de YHWH. Antigo Testamento.

Exegesis and hermeneutics of the kingdom of God in the Old Testament.

Abstract

In the New Testament the theme of the kingdom of God is central, hermeneutics between a civil libertarian civil government with values ​​that overlap with Christian ethics, the individual Christian transforming influence in a secularized society, the domination of a Christian human government over all society, and the divine eschatological government with Jesus Christ assuming the role of king. The teachings on the kingdom of YHWH in the Old Testament are essential to a consistent understanding of the subject assisting in the reading of the New Testament message. The words associated with the kingdom of YHWH in the Old Testament are king, kingship, kingship, and some other related words (מֶ֖לֶךְ,מְלֹ֖ך, מַּמְלָכָ֔ה,מַלְכוּת֗וֹ,מְּלוּכָֽה,מַלְכוּ,מָשָֽׁלָה), their exegesis allows us to understand that the kingdom of YHWH is continuous from creation, demonstrating that He is sovereign, with an immediate message of hope in the restoration of national unity, lost by the division of Israel into the kingdom of the north and the south, ruling overall and all, over human or supernatural governments, which man may reflect his kingdom when they put into practice his justice and foresee the future coming of the Messiah of Israel, implanting definitively the unity of civil and religious government. The hermeneutics of these words admits a dialectical tension between a partial action of the kingdom from the social transformative action of the Christian church with consistent ethical-moral values, and a definitive restorative messianic action in parousia.

Keywords: Exegesis. Hermeneutics. Kingdom of YHWH. Old Testament.

 



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