Musicalização para estudantes de teologia: justificativas e possíveis caminhos

Hariet Wondracek Krüger

Resumo


RESUMO: Na maioria dos cursos em seminários evangélicos ou faculdades de Teologia a disciplina “Musicalização” aparece como obrigatória para seus alunos, a não ser que já se tenha conhecimento anterior e se faça a prova de suficiência em leitura musical. Alguns alunos nunca tiveram acesso ao estudo sistemático da música, sem saber que os benefícios deste estudo é uma das ferramentas importantes para o ministério, e serão notados apenas com sua execução. Desta forma, a música, sua notação e seus diversos estilos, devem ser estudados, pois há estreita relação entre estas e a Teologia. A sensibilização rítmica e vocal traz imensos benefícios à comunidade cristã, não só em seus cultos na igreja, mas também como ferramenta em diversos ministérios, relacionados à Teologia e todas as suas implicações. A musicalização também é vista como facilitadora da comunicação e expressão cultural e religiosa da igreja como um todo, e, dentro dos parâmetros culturais e artísticos, servirá como e integradora dos diversos grupos. Por fim, a musicalização é encarada como auxiliar no desenvolvimento pessoal da disciplina de leitura e foco, necessários à atual geração de pessoas com dificuldade de interpretação de sinais gráficos e atenção. Trará consciência corporal e ajudará na concentração mental necessária ao estudo da própria Teologia.

Palavras-chave: Musicalização. Teologia. Arte. Ministérios na igreja.

Music education for theology students: justifications and possible paths

ABSTRACT: In most courses in evangelical Seminaries and theologics Colleges, the subject “Music education”  appears as mandatory for their students, unless they already have previos knowledge and are tasted for suffiency in musical reading. Some students never had access to systematic music study, unawar that benefits of this study are importants tools for the ministry and will only be noticed with its execution. Thus, music, its notation and the different styles must be studied, as there is a close relationship with Theology. Rithmic and vocal sensitization brings immense benefits to the Christian Community, not only their church service, but also as a tool in several ministries, related to a Theology and all its implications. Music education is also seen as a communication facilitator and cultural and religious expression for the church, and, inside cultural and artistic parameters, will serve as integrator for diferent groups. Finnaly,music educativos is seen as na aid in the personal development for the reading and foccus subject, necessary for a current people generation with lack in interpreting graphic signs and attention. It will bring body awareness and help in the mental concentration, necessary for the study of Theology itself.

Keywords: Music education. Theology. Art. Church ministries. 

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Batista Pioneira está licenciada com uma Licença Creative Commons – Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações – 4.0 Internacional.

A revista está catalogada nos seguintes indexadores: