Tensão entre dois mandamentos em Missões

Autores

  • David Allen Bledsoe

Resumo

Tem havido muitos debates entre os evangélicos no âmbito global acerca da missão da Igreja e se esta deve priorizar o evangelismo, a responsabilidade social, ou uma forma de combinação de ambos. Os dois termos que são utilizados no estudo de teologia, particularmente em discussões sobre missões, para estes dois aspectos são apresentados e explicados aqui - eles são o mandato evangelístico e o mandato cultural. Documentos e outras declarações do Movimento de Lausanne para Evangelização Mundial oferecem insightsquanto à importância de cada mandato e em que grau um deve ser priorizado sobre o outro na missão cristã. O autor do artigo, então, dá ilustrações da história da Igreja, de renomados líderes evangélicos contemporâneos e de seu ministério pessoal no Brasil. Ele conclui por compartilhar a sua visão pessoal para que líderes eclesiásticos atuais e emergentes reflitam e melhor desenvolvam sua própria posição.

Palavras Chave: Mandato cultural. Mandato evangelístico. Evangelismo. Responsabilidade social. Movimento de Lausanne. Missão integral. Missões.

Biografia do Autor

David Allen Bledsoe

Residente em Belo Horizonte, o autor é missionário da International Mission Board da Convenção Batista do Sul (EUA) desde 1998. Possui um D.Min. em Missiologia pelo MABTS e um D.Th. em Missiologia pela Universidade da África do Sul. Atua como coordenador no Brasil do curso Master in TheologicalStudies para o Southeastern Baptist Theological Seminarye leciona na FBMG e no CCM.

Downloads

Publicado

03/12/2012