O IMPACTO DAS COSMOVISÕES NA EDUCAÇÃO: em busca do(s) sentido(s)
Resumo
A proposta deste ensaio é apresentar os impactos das cosmovisões na formação humana, a partir da instrumentalização de uma prática educativa. Sabe-se que uma cosmovisão pode ser conceituada como um sistema de valores e crenças que expressa a forma como as sociedades definem sua identidade. Essa identidade torna-se a marca constitutiva de uma cultura, sendo essa alvo de estudos e pesquisas que irão delinear os jeitos de ser, dizer, agir e fazer dos grupos sociais que são englobados e pertencentes a esta cultura. Nesse entendimento, procurou-se apresentar as características de duas cosmovisões presentes na realidade social: secularista e teísta. A partir das suas características fez-se uma breve exposição do papel da educação, no sentido de fomentar novas discussões e reflexões sobre esta temática. Não se tem a intenção de esgotar o assunto, mas lançar luzes sobre como a compreensão destes sistemas pode de fato possibilitar entender como as mentalidades são formadas e o grande desafio que se tem no processo de formação das novas gerações. Eis a missão e o sentido deste texto.
Palavras-chaves: Cosmovisões. Educação. Sentidos.
Â
ABSTRACT
The purpose of this work is to present the impact of world-view on human development from an educational perspective. We know that world-view can be conceptualized by a system of values and beliefs that express how societies define their identity. This identity becomes the mark which constitutes a culture; thus, the goal of this study and research will be to delineate who we are, what we say, how we act and what we do in social groupings which compose and belong within a culture. It is with this understanding that the author attempts to present the characteristics of two world-views which are present in our social reality: that of the secularist and of the theist. From these characteristics the author will draw some conclusions as to the role of the educator, as related to promoting new discussions and reflexions upon this theme. This piece is not intended to look exhaustively at the subject, but rather to shine a light upon how the understanding of these systems can, in fact, enable one to understand how mentalities (beliefs) are formed and the great challenge in the process of training the new generation. This is the goal and focus of this article.
Keywords: World-vision. Education. Senses.