O RECONHECIMENTO, PELO MEC, DE CURSOS SUPERIORES DE TEOLOGIA NO BRASIL: PERFIL, PROBLEMAS E DESAFIOS
Resumo
Esse artigo objetiva refletir acerca da autorização de cursos de Teologia, pelo MEC, desde a publicação da Portaria 241/99, treze anos atrás. Após descrever o perfil dos 113 cursos existentes, ele aponta os principais problemas e desafios para uma (im)possível consolidação no sistema federal do Ensino Superior, e quanto às reais expectativas que esta inserção pode representar para o futuro do ensino da Teologia em nosso país.
Palavras-chave: Portaria 241/99. Ensino superior. Teologia. Educação teológica.
ABSTRACT
This article aims to reflect on the accreditation of Theology programss by MEC, since of publication of Portaria 241/99, thirteen years ago. After describing the profile of the 113 programs in existence, it points to the principal problems and challenges for a (im)possible consolidation of the federal system in higher education with the real expectations wihch this change means for the future of theological education in Brazil.
Key-words: Portaria 241/99. Higher education. Theology. Theological education