AS PARÁBOLAS DE JESUS: UMA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO REINO DE DEUS
Resumo
O presente artigo tem como finalidade discorrer sobre o ensino parabólico de Jesus, conforme registrados nos evangelhos, apresentando-o como uma estratégia de comunicação e ensino escolhida e desenvolvida por ele, para alcançar os seus propósitos educacionais e cumprir a sua missão. Uma estratégia de ensino ou de comunicação refere-se aos meios utilizados pelos docentes na articulação do processo de ensino, de acordo com cada atividade e os resultados esperados. A presente pesquisa visa identificar as principais características das parábolas de Jesus, mostrando como estas propriedades tornam o seu ensino eficaz e de apreensão duradoura em sua audiência. Por serem narrativas curtas, que usam linguagem figurada, apresentam elementos da realidade e têm intencionalidade, entre outras particularidades, e, por isso, as narrativas de Jesus ficaram guardadas na memória de seus ouvintes/leitores e estão entre as histórias mais impactantes da humanidade. A estratégia de usar o método parabólico de ensino foi decididamente acertada, constituindo-se um formato que atendeu muito bem às necessidades de propagação dos princípios do Reino de Deus, naquela cultura e em todas as outras.
Palavras-chaves: Parábola. Jesus. Reino de Deus. Estratégia. Ensino.
The parables of Jesus: a communication strategy for the principles of the Kingdom of God
ABSTRACT
This article aims to discuss the parabolic teaching of Jesus, as recorded in the gospels, presenting its as a communication and teaching strategy chosen and developed by him, to achieve his educational purposes and fulfill his mission. A teaching or communication strategy refers to the means used by teachers to articulate the teaching process, according to each activity and the expected results. This research aims to identify the main features of Jesus' parables, showing how these properties make their teaching effective and of lasting apprehension in their audience. Because they are short narratives that use figurative language, they present elements of reality and have intentionality, among other particularities, and, therefore, the narratives of Jesus were kept in the memory of their listeners / readers and are among the most impactful stories of humanity. The strategy of using the parabolic method of teaching was decidedly right, and it was a format that met the needs of the propagation of God's Kingdom principles in that culture and in all others.
Keywords: Parable. Jesus. God's kingdom. Strategy. Teaching.
Â