Apresentação

Autores

  • Claiton André Kunz Faculdade Batista Pioneira

Resumo

Este é o segundo número do volume 8 de nossa revista acadêmica. É uma grande satisfação poder oferecer aos nossos leitores mais um pouco de reflexão bíblica, teológica e prática sobre os afazeres eclesiásticos. Nesta edição, 10 artigos e 2 resenhas compõem o conteúdo da mesma, com os quais os respectivos autores procuram contribuir com as suas pesquisas.
O doutor Claiton André Kunz escreve o primeiro artigo, tratando sobre “A ideia do logos segundo Heráclito de Éfeso”. O autor analisa o conceito Logos, que perpassa quase toda a história da Filosofia e da Teologia, a partir da análise de alguns fragmentos de Heráclito, que foi o primeiro proponente do termo. São analisados também alguns outros conceitos do filósofo de Éfeso, como por exemplo, o fluxo perpétuo de todas as coisas, a síntese dos opostos, o fogo como princípio de tudo e o conceito de alma.
O segundo artigo, “Nunca achei fé como esta: modelo de fé com base em Lucas 7.1-10”, do Dr. Antônio Renato Gusso e do mestrando Raul Ié, aborda o tema da fé do centurião romano, um não judeu que contribuiu na construção da sinagoga dos judeus e que também acreditou no poder de Jesus, analisando com isto a possibilidade de, numa sociedade plural, um gentio ter fé em Jesus Cristo.
O terceiro artigo, intitulado “A exclusão do Reino de Deus nas parábolas de Jesus”, foi escrito pelo mestre Carlos Kleber Maia. O artigo, que é parte de sua dissertação, aborda o ensino parabólico de Jesus, conforme registrado nos evangelhos sinóticos, analisando especialmente as parábolas que apresentam indivíduos sendo excluídos do Reino de Deus. Destaca-se asimagens de exclusão presentes nestas narrativas, que envolvem elementos como porta fechada, fogo, trevas, ranger de dentes e declaração de rejeição, revelam os motivos pelas quais os indivíduos ficaram de fora do Reino.
O mestre Evandro R. Rojahn escreve o quarto artigo, com o título “História da teologia do Reino de Deus: dos tempos de Jesus à Reforma Protestante”. O autor compreende o Reino de Deus como uma teologia muito complexa, e que precisa ser entendido a partir de como foi interpretado ao longo dos séculos. Começa, portanto, pela própria narrativa bíblica a fim de ter um ponto de partida seguro, e desenvolve sua interpretação até o período da Reforma
O quinto artigo é escrito pelo mestre Jeverson Nascimento, sobre o tema “As diferenças doutrinárias do calvinismo e do arminianismo”. No texto, o autor apresenta reflexões sobre as diferenças doutrinárias calvinista e arminiana, conceituando-as, abordando as principais doutrinas que embasam essas linhas teológicas, suas divergências, seus principais seguidores e reflexões sobre as mesmas.
O mestre Anilton Oliveira da Silva escreve o próximo artigo, com o título “A educação teológica no Brasil: novos desafios na era da educação a distância”. O autor investiga os novos desafios que a educação teológica, especialmente em cursos online. Inicia com uma análise da inserção da teologia como área de estudo, reconhecida no âmbito da educação superior formal e, então, reflete sobre a necessidade de se repensar as abordagens metodológicas da educação teológica devido aos novos desafios pedagógicos advindos com a expansão da educação a distância.
O sétimo artigo, intitulado “Um resumo analítico das diferentes abordagens sobre a relação da igreja com a nova aliança”, foi escrito pelo mestre Carlos Alberto Bezerra e pelo pós-graduando Diego Pereira de Andrade. No texto, os autores partem da discussão sobre a relação entre Israel e a Igreja, e levantam a questão de igual importância referente ao relacionamento da Igreja com a Nova Aliança que se dá em torno do texto de Jeremias 31.31-34 e seu uso no Novo Testamento.
O mestre Ricardo Evandro Vilela apresenta o próximo artigo, com o título “Jesus e o Divórcio: O significado do termo grego “porneia” em Mateus 5.32 e 19.9”. O autor faz uma análise do termo grego, estudando as perícopes mateanas e afins a partir do idioma original, expondo de formaresumida as três interpretações propostas como solução ao problema, e avaliando os resultados para se encontrar um ponto de confluência que se enquadre melhor aos limites do texto bíblico.
O nono artigo, com o título “Criando uma cultura de revitalização: uma proposta para a igreja baseada nos estudos de Anthony F. C. Wallace”, foi escrito pelo mestre Clayton Lima de Souza. No artigo, o autor apresenta a necessidade real de que as igrejas e denominações se debrucem sobre o tema da revitalização, apresentando as características de uma igreja que carece de revitalização.
O último artigo, “O Livro dos Salmos e o lugar dos sentimentos na espiritualidade bíblica”, foi escrito pelo mestre Rafael Blume Pereira de Almeida. O artigo tem como finalidade discutir a leitura do Livro de Salmos, considerando o fato de ser produção de homens que falam a Deus, por meio de orações e hinos.
Os mestres Elias Gomes da Silva e Anderson Carlos Guimarães Cavalcanti finalizam a revista, contribuindo com resenhas de livros lançados recentemente.
Desejamos a todos uma ótima leitura, esperando que a revista possa contribuir para o debate teológico e prático.

Downloads

Publicado

08/04/2020

Edição

Seção

Apresentação