O Professor por Princípios: um Perfil de Educador em AEP
Resumo
RESUMO: O artigo busca delinear as características ou competências necessárias ao educador ou à educadora, considerando os aspectos fundamentais que a Abordagem Educacional por Princípios visa produzir nos alunos. Para isso, é analisado o docente da educação básica brasileira, diante de seus desafios na formação acadêmica e prática pedagógica. A partir disso, é conceituado o papel do professor numa perspectiva bíblica do trabalho e educação, demonstrando a importância da renovação da mente do educador contemporâneo. Por fim, cosmovisão bíblica, caráter cristão, erudição cristã, liderança servidora foram destacados como componentes indispensáveis no perfil de um educador por princípios.
Palavras-chaves: Professor. Perfil. AEP.
The teacher by principles: an educator profile in the principle approach
ABSTRACT: The article seeks to outline the characteristics or skills necessary for the educator, considering the fundamental aspects that the Educational Approach by Principles aims to produce in students. For this, the Brazilian basic education teacher is analyzed, given their challenges in academic training and pedagogical practice. From this, the role of the teacher is conceptualized in a biblical perspective of work and education, demonstrating the importance of renewing the contemporary educator's mind. Finally, biblical worldview, Christian character, Christian erudition, servant leadership were highlighted as indispensable components in the profile of a principled educator.
Keywords: Teacher. Profile. TPA.