Hermenêutica dos Sinóticos: a mudança de sentido de textos paralelos dos Sinóticos, determinada pela diferença textual
Resumo
RESUMO: Trata-se da questão do sentido do texto bíblico, levando em consideração o paralelismo dos fatos narrados em Mateus, Marcos e Lucas. Este é um dos interesses dos estudiosos da Bíblia, motivo da pergunta central que estamos procurando responder: as narrativas bíblicas dos evangelhos sinóticos têm o mesmo sentido e guardam a mesma mensagem? Escolhemos o conceito de contexto como ponto de sustentação do sentido. Levamos em consideração os seguintes autores e teóricos: Erich Mauerhofer (2010), William M. Klein (2017), Walter Kaiser Jr. (2009), Donald Carson (1997), Gordon Fee (2011) e Grant Osborne (2009). Evidenciamos a interferência do contexto na leitura dos sinóticos. Temos a hipótese de que, quando o texto muda de contexto, de intencionalidade, ele passa a guardar outra mensagem. E esta é a hipótese que nos move.
Palavras-chaves: Evangelhos. Sinóticos. Leitura. Contexto.
Hermeneutics of the Synoptics: the change of meaning of parallel texts of the Synoptics, determined by contextual difference
ABSTRACT: This is the question of the meaning of the biblical text, taking into account the parallelism of the facts narrated in Matthew, Mark and Luke. This is one of the interests of biblical scholars, reason for the central question that we are trying to answer: do the biblical narratives of the synoptic gospels have the same meaning and keep the same message? We chose the concept of context as a point of support for meaning. We take into account the following authors and theorists: Erich Mauerhofer (2010), William M. Klein (2017), Walter Kaiser Jr. (2009), Donald Carson (1997), Gordon Fee (2011) and Grant Osborne (2009). We evidenced the interference of the context in the reading of the synoptics. We have the hypothesis that, when the text changes its context, its intentionality, it starts to keep another message. And this is the hypothesis that moves us.
Keywords: Gospels. Synoptics. Reading. Context.