PARE DE SOFRER: HISTÓRIA, TEOLOGIA, MARKETING E A BUSCA PELO PODER POLÍTICO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

Autores

  • Gustavo Albernaz Dias Carreiro FABAPAR

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), focando nas principais características desta denominação: sua história, teologia, marketing e a sua busca pelo poder político. O capítulo sobre a história da Igreja Universal do Reino de Deus aborda o surgimento desta denominação dentro das “ondas” do pentecostalismo, a importância do seu líder, Edir Macedo e a sua espantosa expansão, tanto nacional como internacionalmente. No segundo capítulo, teologia da Universal, direciona-se a atenção para os três “pilares” da teologia da IURD: teologia da prosperidade, batalha espiritual e sincretismo religioso; focalizando como estes “pilares” sustentam toda a ação da IURD. O capítulo direcionado para o marketing, o terceiro capítulo deste artigo, trabalha a importância do marketing e da propaganda, assim como do uso das mídias de comunicação para o crescimento e a influência da IURD no contexto brasileiro. Por fim, o quarto capítulo trata sobre a busca pelo poder político da Igreja Universal do Reino de Deus. Como foi o ingresso desta denominação na política partidária, como essa igreja age nas eleições e qual foi a influência da IURD em algumas eleições das quais participou ativamente.

Palavras-chave: Igreja Universal do Reino de Deus. IURD. Teologia da prosperidade. Neopentecostalismo.

 

Stop suffering: history, theology, marketing and the search for political power of the Universal Church of the Kingdom of God

Abstract: This paper aims to talk about the Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), focused on the major characteristics of this denomination: history, theology, marketing and its look for political power. The chapter about the history of the Igreja Universal do Reino de Deus focus to the origin of this denomination inside the “waves” of Pentecostalism, the importance of its leader, Edir Macedo, and its astonishing expansion, nationally and internationally. In the second chapter, Universal”s theology, focus on the three “columns” of the theology of IURD: Health and Wealth Gospel, spiritual battle and religious syncretism; focusing on how these "columns" nourish all the action of the IURD. The chapter directed to marketing, the third chapter of this essay, talk about the marketing and advertising importance, as well as the use of communication media for the growth and influence of the IURD in the Brazilian context. Finally, the fourth chapter deals with the search for political power of the Igreja Universal do Reino de Deus. How was the beginning of this denomination into politics, how is the action in the elections and which is the influence of the IURD in some elections that its actively participated.

Keywords: Igreja Universal do Reino de Deus. IURD. Health and Wealth Gospel. Neopentecostalism.

Downloads

Publicado

11/05/2023