A QUESTÃO DO TRIBUTO COMO AÇÃO PARABÓLICA DE JESUS
Resumo
Jesus utilizou diversos métodos de ensino durante o seu ministério, para transmitir sua mensagem. Além de utilizar diversas parábolas, Jesus utilizou também suas ações para ensinar. Chamamos a esta forma de ensino de “ações parabólicas”, que é uma espécie de parábola dramatizada. Estas ações parabólicas, além de terem sido um método didático de Jesus, tornam-se também um gênero literário menor, nos Evangelhos. Em Marcos 12.13-17, encontramos o relato da pergunta feita a Jesus sobre o pagamento do tributo a Cesar e a resposta correspondente. Esta perícope pode ser considerada um tipo de ação parabólica e, neste caso, qual seria o seu significado? O presente artigo, mediante a exegese do texto de Marcos 12.13-17, destaca a força da ação de Jesus como como uma parábola dramatizada.
Palavras-chave: Bíblia. Novo Testamento. Jesus. Gêneros literários da Bíblia. Ação parabólica. Tributo. Imposto. Imagem. Deus. Cesar.
The issue of tribute as a parabolic action of Jesus
Abstract: Jesus used different teaching methods during his ministry to convey his message. In addition to using several parables, Jesus also used his actions to teach. We call this form of teaching “parabolic actions”, which is a kind of dramatized parable. These parabolic actions, in addition to being a teaching method of Jesus, also become a minor literary genre in the Gospels. In Mark 12.13-17, we find the account of the question asked to Jesus about paying tribute to Caesar and the corresponding answer. Can this pericope be considered a type of parabolic action and, in this case, what would be its meaning? This article, through the exegesis of the text of Mark 12.13-17, highlights the strength of Jesus' action as a dramatized parable.
Keywords: Bible. New Testament. Jesus. Literary genres of the Bible. Parabolic action. Tribute. Tax. Image. God. Caesar.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Claiton André Kunz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, ao submeter voluntariamente meu trabalho ao corpo editorial da Revista Batista Pioneira editada pela Faculdade Batista Pioneira, autorizo a mesma a publicar o respectivo texto sob a licença Creative Commons. Permaneço como titular dos direitos autorais comprometendo-me a não submeter o mesmo texto a qualquer outro periódico no prazo de, pelo menos, três anos a partir da data de publicação.