A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE EDUCADORES CRISTÃOS VOLUNTÁRIOS ALICERÇADOS NA PERSPECTIVA TEORREFERENTE

Autores

Resumo

A linha argumentativa do artigo é estabelecida no tema da formação e da prática de educadores cristãos voluntários e que atuam na área de ensino com diferentes faixas etárias. A intenção é evidenciar que se faz necessário desenvolver um projeto educativo pautado na perspectiva teorreferente, que se sustenta no único e firme fundamento, Cristo. O problema que norteia a discussão elege a seguinte pergunta: de que maneira o ato de trabalhar com a formação do educador cristão, poderá ajudá-lo a desenvolver uma prática coerente com a perspectiva teorreferente? Afinal, se a sua formação não se fundamenta nessa perspectiva, então isso pode interferir na maneira como desenvolve seu trabalho educativo. A metodologia da pesquisa a ser aplicada é do tipo bibliográfica e explicativa, cuja abordagem é qualitativa. A aplicação da metodologia possibilita explicitar sobre o processo da formação a ser desenvolvido, bem como os possíveis resultados que possam advir de sua aplicação. Reconhece-se a complexidade do assunto, principalmente pela ausência e ou escassez de voluntários em espaços formativos em algumas igrejas, quer seja de grande ou de pequeno porte, porém a sua reflexão é mais que urgente, pois atinge diretamente as gerações e o seu conhecimento sobre a fé vivenciada.

Palavras-chave: Fundamento. Formação. Projeto educativo. Educadores cristãos voluntários.

The formation and practice of volunteer christian educators based on the theory-referent perspective

Abstract: The article's argument revolves around the training and practice of volunteer Christian educators engaged in teaching diverse age groups. It posits the necessity of formulating an educational project rooted in a theoretical-referential framework anchored in Christ. Central to the discussion is the inquiry: How can the cultivation of Christian educators' formation contribute to the alignment of their practice with this theoretical-referential perspective? Failure to ground their training in this perspective may potentially impede the coherence of their educational endeavors. The proposed research methodology entails a bibliographical and explanatory approach with a qualitative orientation. This methodology aims to elucidate the envisaged training process and anticipate its potential outcomes. The complexity of the subject matter is acknowledged, particularly in light of the scarcity of volunteers in educational roles within certain church contexts, regardless of size. Nonetheless, the urgency of this reflection is underscored, as it directly impacts generational understanding and experience of faith.

Keywords: Foundation. Training. Educational project. Christian educators.

Biografia do Autor

Gleyds Silva Domingues, FABAPAR

Pós-Doutora em Educação e Religião. Doutora em Teologia. Mestre em Educação. Graduada em Direito, Teologia, Pedagogia e Educação Cristã. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades Batista do Paraná e do Programa de Mestrado em Ministério da Carolina University. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico. Pesquisadora do Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião (NUPPER). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Laboratório Currículo e Formação de Professores (LAPPUC). ID Lattes: 3982430869583455.

Downloads

Publicado

27/06/2024