Edições anteriores

  • v. 7 n. 1 (2021)

    Com alegria, apresentamos nesta edição a redação de 10 artigos e 2 resenhas. Os recortes destes textos trazem contribuições direcionados a prática da Vida Cristã, ao Trabalho Pastoral e Bíblico Teológico. As temáticas desenvolvem questões diversificadas, tais como: O novo estado de Israel: um fenômeno histórico sem precendentes (Bernardo Stollmeier Kuss); Os dois devedores: uma análise do texto de Lucas 7.36-50 com um olhar sobre os elementos culturais (Bruno Litz); A humanidade de Jesus na perspectiva da epístola aos Hebreus e suas implicações na vida do cristão (Francis Natan Gonçalves Martins); O cristianismo consumista: as influências à igreja cristã (Guilherme Wurster); A kenosis de Jesus em Filipenses 2.5-8 como exortação à humildade (Lucas Rangel de Castro Soares); O tesouro literário e teológico das 7 frases da cruz (Rodrigo Lucheta); Uma investigação e explanação da teologia paulina a partir de Gálatas 3.26-29, 1Coríntios 11-14 e 1Timóteo 2.8-15 sobre a atuação da mulher na sociedade e no trabalho ministerial (Whitson Ribeiro da Rocha); Epístola aos Romanos: auxílios para igreja - noções introdutórias (Flaviano Nogueira Siedeliske); A influência da Pós-modernidade e o desafio de pastorear (Leandro Lins Britto) e Ao resgate da arte: em busca de uma nova significância da arte para o cristianismo brasileiro (Letícia C. M. Kuss). As resenhas oferecem aos leitores ocasião de conhecimento de obras importantes e atuais no meio teológico.

    Agradecemos à todos os leitores e colaboradores por fazerem parte desse projeto. É sempre bom ter a participação de todos, seja na forma de escrita ou na utilização da leitura de diferentes formas. Que nosso Deus continue abençoando sua vida e que esse conteúdo sirva para crescimento espiritual de todos.

    Drª. Marivete Zanoni Kunz (Editora Responsável)

  • v. 6 n. 1 (2020)

    A Revista Ensaios Teológicos apresenta mais uma edição. Ensaios Teológicos é uma revista teológica que viabiliza espaço de publicações para autores que já possuem caminhada de publicação, bem como para acadêmicos que estão iniciando suas publicações. Nesta edição, os autores de Ensaios Teológicos disponibilizam dez artigos e uma resenha.

    Certamente, todos estes artigos serão importantes reflexões aos leitores da nossa revista. Acreditamos que os saberes aqui compartilhados podem abençoar aqueles que desejam aperfeiçoar-se nos temas aqui descritos. Desejamos que sua vida seja edificada com esses artigos!!

    Drª. Marivete Zanoni Kunz

    Editora Responsável

     

  • v. 5 n. 2 (2019)

    A Revista Ensaios Teológicos finaliza mais uma edição. Com o objetivo de promover conhecimento com qualidade, esse espaço apresenta dez artigos com temáticas livres e também uma resenha.

    O primeiro artigo, com o título “David Livingstone: um missionário desbravador em um continente escravizado”, foi escrito pelo doutorando Josemar Valdir Modes e o acadêmico Leandro Hins de Brito. O segundo artigo tem como título “O cristão e o cuidado com a natureza” e foi escrito pelo Me. Felippe de Amorim Ferreira. O artigo intitulado “O papel atribuído pela comunidade eclesiástica à esposa de pastor: identidade e práticas alternativas diante de uma missão” foi escrito pela mestranda Cássia Maysa Cardoso Tavares, seguido do artigo “Teorias a respeito do objetivo da carta de Aristeias a Filócrates”, escrito pelo mestrando Renan Constantino Colli. Os acadêmicos Guilherme Wurster e Lucas Simões Albino Dias escreveram o artigo “Irmão André: o missionário pioneiro às igrejas perseguidas do século XX”.

    Na sequência, tem-se o artigo “A missão integral e o perigo dos extremismos: a importância de se preservar a integralidade da missão”, escrito por Cléber Mateus de Moraes Ribas. O sétimo artigo tem como título “Misterium Verbi divini: a teologia moderna e o surgimento da neo-Ortodoxia Reformada” e foi escrito por Marcone Luiz Baima Pessoa Júnior e pelo mestre Ulicélio Valente de Oliveira. Em seguida, tem-se o artigo “Deus é sol: uma icógnata apresentada pelo Salmo 84.12”, o qual foi escrito pelo mestrando Gustavo Albernaz Dias Carreiro. “O líder cristão no desempenho da função de cuidador”, escrito por Jaqueline Bresch, é o nono artigo e “A arte cristã: uma perspectiva de Francis Schaeffer e H. R. Rookmaaker” é o décimo artigo, o qual foi escrito pelo mestre Isaac Raphael Costa Rehem.

    Este é um espaço de diálogos e exposição de reflexões teológicas de pesquisadores de diferentes grupos denominacionais, sendo estes especialistas da área teológica e acadêmicos que estão iniciando sua caminhada de publicações. Oportunizar a exposição de pesquisas acadêmicas é essencial para a comunidade científica, para crescimento pessoal e para o desenvolvimento da fé. São essas trocas que oportunizam o aprofundamento teológico e auxiliam na prática das diferentes áreas ligadas ao meio teológico. Através destas exposições de conhecimentos, o ser humano pode contribuir com sua realidade.

    Tenham uma agradável leitura e que Deus abençoe a todos!

    Drª. Marivete Zanoni Kunz

    Editora Responsável

  • v. 5 n. 1 (2019)

    Mais uma edição da Revista Ensaios Teológicos está disponível, contanto sempre com 10 artigos que, apresentam assuntos de especialistas do meio teológico, bem como, de acadêmicos que estão iniciando suas publicações.

    Nosso desejo é que estes textos possam servir de inspiração para todos os leitores e que os mesmos os conduzam a reflexões para melhor servirmos no Reino de Cristo!!

    Tenha uma boa leitura e que Deus o abençoe sempre!!

  • v. 4 n. 2 (2018)

    É com muita alegria que a Revista Ensaios Teológicos publica mais uma edição. Esta é uma revista que abre espaço para publicações de especialistas do meio teológico, bem como, de acadêmicos que estão iniciando suas publicações. Nesta edição de Ensaios Teológicos disponibilizamos mais dez artigos e uma resenha.

    Cremos que os artigos trarão reflexões e crescimento a todos os leitores da revista. Desejamos que sua vida seja edificada nesse tempo de estudos!!

  • v. 4 n. 1 (2018)

    A revista Ensaios Teológicos disponibilizada, mais um volume para sua leitura, com dez artigos e uma resenha.

    Desejamos que os artigos apresentados nesta edição sejam motivação na sua vida e com essa leitura você cresça acadêmica e espiritualmente.

    Tenha uma boa leitura e que Deus o abençoe sempre!!

  • v. 3 n. 2 (2017)

    A revista Ensaios Teológicos disponibilizada, para sua leitura, mais um volume com dez artigos e uma resenha.

    Desejamos que cada palavra escrita nessa revista possa ser significativa para seu aprendizado. Que Deus o abençoe sempre no esforço de melhor preparar-se para serví-lo!

    Boa leitura!!

    Dra. Marivete Zanoni Kunz Editora Responsável

  • v. 3 n. 1 (2017)

    A revista Ensaios Teológicos apresenta mais um volume com dez artigos e duas resenhas, para sua leitura.

    Que Deus use estes textos para abençoar graciosamente sua vida e que este material seja útil na seara do Senhor. Boa leitura a todos!!!

    Dra. Marivete Zanoni Kunz
    Editora Responsável

  • v. 2 n. 2 (2016)

    É com satisfação que a equipe da revista Ensaios Teológicos apresenta mais um volume de dez artigos para a sua leitura.

    Nosso desejo é que esses artigos sejam incentivo para seu crescimento e aprofundamento em questões bíblicas e acadêmicas. Que esse conteúdo seja desafiador e ajude no seu crescimento.

    Uma abençoada leitura!!

    Dra. Marivete Zanoni Kunz
    Editora Responsável

  • v. 2 n. 1 (2016)

    Queridos leitores da Revista Ensaios Teológicos! Com alegria e gratidão apresentamos mais um volume da nossa revista. Depois de várias leituras e diálogos com os autores que escrevem nesse volume, a equipe editorial traz mais dez artigos para você. Os assuntos são diversos e refletem várias reflexões e pesquisas desenvolvidas e relacionadas tanto com a área acadêmica como com a pastoral. Todos os artigos têm um foco teológico no seu desenvolvimento.

    Queremos deixar nosso agradecimento aos nossos colaboradores e de forma especial aos escritores desta edição. Todos apresentaram importantes reflexões com profundidade e novas perspectivas. Para você leitor desejamos uma abençoada leitura.

    Que Deus abençoe você!!!

    Drª. Marivete Zanoni Kunz
    Editora Responsável

  • v. 1 n. 2 (2015)

    É com grande alegria que levamos até você‚ o segundo número da revista Ensaios Teológicos. Após mais um período de trabalho da equipe editorial, esta revista apresenta mais dez artigos com trabalhos diversos. Os autores e autoras trazem luz a assuntos ligados tanto a área prática como também a questões mais acadêmicas, mostrando sempre a relevância das Escrituras Sagradas.

    No primeiro artigo, “Entre achados e perdidos, um convite à graça (Lucas 15.1-32)”, a autora Vera R. B. Schmegel da Costa traz considerações sobre a expressão da graça no capítulo 15 de Lucas. Através dessa pesquisa, a autora mostra como o convite à graça, foi feito por Cristo, em algumas situações festivas, bem específicas.

    O segundo artigo, que tem por título “A importância do estudo das línguas originais da Bíblia”, escrito pelos autores Rafael Vicente Gavioli Tomazini, William Lacy Lane e Jonas Silva Faria mostra em sua abordagem que existem questões ligadas aos idiomas originais da Bíblia, que não despertam muita simpatia. Entretanto, pela importância do texto sagrado para os cristãos, os autores reforçam a necessidade do estudo sério e profundo da Bíblia, especialmente para o meio acadêmico, tendo em vista que isso irá refletir no uso prático correto da mesma.

    O terceiro artigo, que tem por título “Ciro, o ungido do Senhor: um estudo das profecias sobre Ciro presentes no livro do profeta Isaías”, foi escrito por Gabriel Girotto Lauter. Nessa pesquisa, o autor faz uma análise sobre as profecias ligadas com Ciro, o Persa, especificamente nos textos de Isaías 44 e 45. Algumas ênfases do texto são destacadas, tais como o fato de Ciro ser chamado por Iavé de "meu pastor". Os destaques visam mostrar que Iavé pode usar qualquer pessoa para que seus designíos sejam estabelecidos.

    “O sofrimento de Paulo” é o título do quarto artigo, escrito por João Rainer Buhr. Neste artigo, o autor fala do sofrimento de Paulo, usando-o como o exemplo de um pastor que sofre. São apontadas várias das dificuldades que Paulo enfrentou, mostrando que as mesmas fizeram parte do ministério do apóstolo.

    O quinto artigo foi escrito por Hariet Wondracek Krüger. Este tem por título “As marcas da pós-modernidade na espiritualidade atual segundo o referencial cristão”, no qual a autora trata como as múltiplas facetas do pós-modernismo influenciaram o ser humano do século 21. Na questão específica da espiritualidade, a autora mostra que o pós-modernismo influenciou no fazer religioso e este pode ser identificado na individualidade e no coletivo.

    Na sequência, a revista apresenta o artigo “O educador e a educadora na perspectiva da Educação por Princípios”, escrito por Monica Pinz Alves. Nesse artigo, a autora fala e defende a cosmovisão cristã, abordando sobre o educador e a educadora da Educação por Princípios. Em sua escrita fica claro que tal educação visa a transformação dos educandos e os educadores e as educadoras são instrumentos de Deus para que todo indivíduo conheça a graça redentora de Cristo.

    “História, temporalidade e revelação: breves apontamentos de uma relação” é o artigo escrito por Guilherme de Figueiredo Cavalheri. Neste texto, o autor mostra que a revelação não está dissociada de algumas questões como história, passado e tempo. O autor evidencia como a história e a teologia cristã “pensaram” a revelação. No seu texto, Cavalheri enfatiza como a teologia contemporânea aponta para a revelação.

    O oitavo artigo é escrito por Elaine Simões Calza Higino e tem por título “Mulher cristã: desafios no desempenho das funções doméstica e/ou profissional”. Por meio do diálogo com vários autores, o texto foi escrito com a finalidade de trazer uma análise do papel da mulher cristã a partir das Escrituras. Entre outros destaques, o foco também está na mulher cristã atual e na sua relação de vivência em sociedade. A autora busca esclarecimentos sobre o comportamento e a posição da mulher cristã na função de esposa, mãe, dona de casa e profissional, à luz da Bíblia.

    O nono artigo desenvolve o tema “A salvação como resultado da ação divina: estudo abreviado dos verbos soltar e carregar em Isaías 51.14 e 53.12”. O artigo foi escrito por Wanderley Lima Moreira. Neste artigo, o autor usa falas de Agostinho com Ambrósio para evidenciar o que chama de “visão da Graça de Deus”. O artigo destaca detalhes do livro de Isaías, tais como vocabulário e estilo, além de mostrar porque o mesmo também é chamado de “Evangelho segundo Isaías”.

    Por último, a revista apresenta o artigo de Daniel Aquino Torgan. O tema deste artigo é o “Segredo messiânico em Marcos: o estilo com função estética e persuasiva”. O autor evidencia que o evangelho de Marcos traz o título cristológico de Messias para Jesus. Além disso, o autor mostra alguns destaques do texto de Marcos como a estética e persuasão, bem como, que Marcos possui narrativas que têm ligação com discursos messiânicos do Antigo Testamento.Nosso desejo é que esses artigos lhe ajudem a construir conceitos bíblicos e você‚ tenha mais experiências que o levem a crescer espiritualmente e academicamente.

    Que o conteúdo dessa revista seja não somente uma agradável leitura, mas também seja um conteúdo abençoador para a sua vida.Que Deus abençoe você‚!!!

    Dra. Marivete Zanoni Kunz
    Editora Responsável

  • v. 1 n. 1 (2015)

    Seja bem vindo ao primeiro volume da primeira edição da Revista Ensaios Teológicos. Nosso objetivo é proporcionar um espaço para o compartilhamento dos saberes teológicos em construção. A revista tem periodicidade semestral e faz parte integrante do Projeto de Iniciação Científica da Faculdade Batista Pioneira. Desejamos a todos uma ótima leitura!