ÉTICA CRISTÃ NA INTERNET NOS TEMPOS DA PÓS-VERDADE E DAS FAKE NEWS

Autores

  • Rudnei Varjão Faculdades Batista do Paraná

Resumo

RESUMO

Este artigo analisa o desafio ético de acreditar ou dar credibilidade às informações que são postadas na internet em suas mais variadas plataformas. Baseado na tese de que os internautas dão crédito às informações baseados na subjetividade e em emoções, o artigo apresenta o desafio das notícias falsas (fake news) e da pós-verdade (post-truth), trata da individualização e suas consequências no contexto digital, e termina com uma proposta de como os cristãos podem se prevenir contra as mentiras divulgadas na rede.

Palavras-chaves: Pós-verdade. Notícias Falsas. Redes Sociais. Ética Cristã.

Christian Ethic on the internet in times of post-truth and fake news

ABSTRACT

This article analyses the ethical challenge of believing or giving credibility to the information posted on the Internet. Based on the thesis that Internet users give credit to information based on subjectivity and emotions, the article presents the challenge of fake news and post-truth, discusses the individualisation and its consequences in the digital context, and proposes a way Christians can guard themselves of the lies publicised on the internet.

Keywords: Post-truth. Fake News. Social Networks. Christian ethic.

Downloads

Publicado

13/03/2018

Edição

Seção

Artigos