ÉTICA CRISTÃ EM UMA CULTURA PÓS-DIGITAL
Resumo
RESUMO
O presente artigo se propôs a discutir sobre ética cristã nas conjunturas aqui verificadas e assumidas como da cultura pós-digital. O termo faz alusão as questões relacionadas ao estilo de vida contemporâneo, influenciado por elementos culturais imersos em alta tecnologia digital. A partir de uma exposição panorâmica, porém objetiva, verificou-se os elementos e características desta cultura pós-digital, os desafios reais e virtuais à ética cristã, e ainda o papel da igreja e sua ética nesta cultura pós-digital. O quadro delineado constatou a complexidade do tema e verificou que a postura a ser assumida por aqueles que defendem os princípios éticos cristãos, deve ser pautada com sabedoria, inteligência relacional e comprometimento inegociável com relação à essência da mensagem cristã, mas flexível quanto a forma e o como estabelecer sua práxis. Para a construção foram utilizados teóricos interdisciplinares dos campos da Teologia, Filosofia, Antropologia e Marketing. Destaques para Mario Sergio Cortela, Dietrich Bonhoefer, Normam Geisler, Zygmunt Bauman e Walter Longo.
Palavras chave: Ética Cristã. Cultura. Mídia. Analógico. Digital. Igreja.
Christian ethics in a post-digital culture
ABSTRACT
The present article has proposed to discuss on Christian ethics in the conjunctures here verified and assumed as of the post-digital culture. The term alludes to issues related to the contemporary lifestyle, influenced by cultural elements immersed in high digital technology. From a panoramic but objective exposition, the elements and characteristics of this post-digital culture, the real and virtual challenges to Christian ethics, and the role of the church and its ethics in this post-digital culture were verified. The framework outlined the complexity of the topic and verified that the position to be assumed by those who defend Christian ethical principles should be based on wisdom, relational intelligence and non-negotiable commitment to the essence of the Christian message, but flexible as to the form and how to establish his praxis. For the construction were used interdisciplinary theorists of the fields of Theology, Philosophy, Anthropology and Marketing. Highlights for Mario Sergio Cortela, Dietrich Bonhoefer, Normam Geisler, Zygmunt Bauman and Walter Longo.
Keywords: Ethics Christian. Culture. Media. Analogue. Digital. Church.
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