Apresentação

Autores

  • Marivete Zanoni Kunz Faculdade Batista Pioneira

Resumo

Mais uma edição da Revista Ensaios Teológicos está disponível, contanto sempre com 10 artigos que, apresentam assuntos de especialistas do meio teológico, bem como, de acadêmicos que estão iniciando suas publicações.

O primeiro artigo, “Paulo e a escravidão diante do caso de Onésimo”, escrito por Ivanildo Luís dos Santos Gomes, mostra males que a igreja cristã enfrenta, dentre estes a escravidão. O foco é a epístola de Paulo a Filemom. Destaques como a liberdade cristã que confronta a injustiça e a opressão, são ênfases deste artigo, bem como, que o senhorio de Cristo é o parâmetro para o perdão, para a tolerância, e demais questões.

Alyson Bruno Tavares da Cunha desenvolveu o artigo dois com o tema “Principais crenças e a concepção do pentecostalismo sobre o batismo no Espírito Santo”. A ênfase foi a doutrina do batismo no Espírito Santo ao longo dos séculos e as discussões teológicas ocasionadas por esta. O autor mostra que tais discussões têm ocasionado algumas dificuldades. Além disso, Cunha evidencia algumas linhas teológicas que surgiram, e, também explica o significado do batismo no Espírito Santo.

O terceiro artigo foi escrito pelo mestre Evandro R. Rojahn e tem por tema “História da teologia do Reino de Deus - de Barth aos dias atuais”. Rojahn deixa claro que o conceito de Reino de Deus desde os tempos de Jesus foi objeto de estudo de inúmeros teólogos e filósofos, e, isso ocorre devido tal tema ser muito significativo. O pesquisador também relata que erros de interpretação ocorrem devido entendimento reducionista. Os vários estudos, conforme Rojahn, apresentaram perspectivas limitadas do conceito, sendo assim o Reino como conceito, deve ser estudado não somente por conceito, mas a nível de teologia e, este é o olhar que o pesquisador apresenta.

Na sequência, os autores José Carlos Ferraz, José Fabio Bentes Valente e Paula Miranda Lima apresentam o artigo número quatro, que tem por título “Fale agora ou cale-se: uma análise sobre a importância do silêncio do monarquismo primitivo na contemporaneidade”. Está reflexão e pesquisa enfatiza a sociedade moderna e a perda da importância e o valor do silêncio. Este artigo revela como os ensinos ascéticos dos pais da igreja primitiva podem ser úteis nos dias de hoje.

O quinto artigo, escrito por Flaviano Nogueira Siedeliske, tem por tema “Paulo e o problema do Antinomismo”. Siedeliske analisa a questão da abolição ou permanência da lei na vida do cristão. Uma das perguntas que o autor tem por base é: “O cristão está livre da lei em todos os seus aspectos ou ainda existem aspectos que o cristão precisa observar?” A base para tal análise é a teologia de Paulo, especialmente o texto de Romanos 6.14. O pensamento de autores como Thomas Schreiner e George Ladd também são destaques deste artigo.

O sexto artigo foi escrito por Antonio Hugo Lima Lopes. Lopes fala sobre “A prática da administração do tempo no ministério pastoral: entre ações e possibilidades”. O objetivo foi a análise da importância da administração do tempo no ministério pastoral. Outros destaques foram: argumentar sobre a responsabilidade do tempo e demonstrar que as muitas atividades no ministério pastoral podem impedir o bom uso do tempo. Nesse sentido, o autor buscou apontar as reais prioridades que o pastor precisa ter. O propósito do autor foi auxiliar pastores do ministério a entenderem a necessidade da disciplina com o tempo. Vários autores serviram de base, tais como: Anyabwile, DeYoung, Goertzen e outros.

O sétimo artigo, escrito por Jeverson Nascimento, tem por título “Reforma protestante e o pensamento filosófico moderno”. Neste artigo, o autor traz uma abordagem reflexiva acerca do pensamento moderno. É feita uma análise da vida e das obras de Rene Descartes, considerado o pai da filosofia moderna e evidenciado como seus pensamentos influenciam pesquisadores e estudantes na atualidade. Outro destaque para este artigo é a análise do impacto das ideias de pensadores e pensamentos modernos, os quais influenciaram a academia levando muitos ao afastamento da Teologia acadêmica e da prática.

Nédia Maria B. S. Galvão escreveu o oitavo artigo e destacou “A interpretação bíblica sob a influência da hermenêutica pós-moderna”. A autora teve como objetivo mostrar a influência dos aspectos da pós-modernidade na interpretação bíblica e, distorções desta para os dias atuais. O trabalho ainda destaca a necessidade da correta exegese bíblica, na qual o leitor fica livre de interpretações pessoais e é direcionando ao seu espaço. Assim, o destaque fica para fidelidade hermenêutica.

Leonardo Aparecido Reis Bedani escreveu o nono artigo. Esse artigo tem como título “A disciplina eclesiástica na teologia cristã reformada do século XXI”. Neste artigo o autor evidenciou as contribuições de teólogos expoentes da teologia reformada do século XXI, com o intuito de verificar e analisar o ensino dos mesmos sobre disciplina eclesiástica. O desafio foi compreender se a igreja contemporânea entende o que é disciplina eclesiástica e como as características culturais da contemporaneidade podem influenciar na aplicação da disciplina corretiva. Outro destaque são textos como, do Evangelho de Mateus 18:15-19, e escritos do Novo Testamento como de Paulo aos Coríntios. Nesse artigo também houve destaque para autores, tais como: Calvino, Dever e Alexander, Leeman e outros.

Para finalizar, o décimo artigo foi escrito por Rafael Blume Pereira de Almeida. Neste artigo, intitulado por “Igreja em células e pregação expositiva: uma relação complementar”, o autor analisa a articulação entre a proposta de igreja em célula e a proposta da pregação expositiva, com a intensão de mostrar que tal prática conjugada resulta em uma igreja com membros que tem profundo relacionamento com as Escritura e boa formação bíblica. Há destaque para conceituações; necessidade de diálogos entre uma igreja em célula e pregação expositiva, a fim de que, fique claro a proeminência da pregação expositiva como pilar para o trabalho da igreja em células. Algumas igrejas que fazem uso de tal trabalho são destacadas, bem como diversos autores que trabalham nessa perspectiva.

A revista ainda apresenta duas resenhas, uma elaborada por Fellipe de Amorrim, do livro: KOSTENBERGER, Andreas J.; KRUGER, Michael J. A heresia da ortodoxia: como o fascínio da cultura contemporânea pela diversidade está transformando nossa visão do cristianismo primitivo. São Paulo: Vida Nova, 2014 e a outra de Bernardo Stollmeier Kuss, do livro BEEKE, Joel. Pregação reformada: proclamando a palavra de Deus do coração do pregador para o coração do povo de Deus. Tradução de Francisco W. Ferreira. São José dos Campos: Fiel, 2019. 600p.

Nosso desejo é que estes textos possam servir de inspiração para todos os leitores e que os mesmos os conduzam a reflexões para melhor servirmos no Reino de Cristo!!

Tenha uma boa leitura e que Deus o abençoe sempre!!

Downloads

Publicado

24/03/2020

Edição

Seção

Apresentação