UMA INVESTIGAÇÃO E EXPLANAÇÃO DA TEOLOGIA PAULINA A PARTIR DE GÁLATAS 3.26-29, 1 CORÍNTIOS 11-14 E 1 TIMÓTEO 2.8-15 SOBRE A ATUAÇÃO DA MULHER NA SOCIEDADE E NO TRABALHO MINISTERIAL

Autores

  • Whitson Ribeiro da Rocha Faculdades Batista do Paraná

Resumo

Este trabalho investigou três textos relevantes do apóstolo Paulo que tratam da posição da mulher, tanto na igreja quanto na sociedade, que são: Gálatas 3.26-29, 1 Coríntios 11-14 e 1 Timóteo 2.8-15. No ensino de Gálatas 3.26-29, Paulo desenvolveu um princípio geral e supra cultural de que, na nova comunidade formada em Cristo, todas as distinções sociais de gênero, raça ou posição social estão abolidas e cada pessoa é igual em dignidade a todas as outras. Em Cristo não existe o domínio ou a supremacia do homem sobre a mulher. Nos textos de 1 Coríntios 11-14 e 1 Timóteo 2.8-15, Paulo lidou com problemas locais que envolviam a posição da mulher nas culturas onde viviam. Ao lidar com estes problemas, dentro da cultura do primeiro século, Paulo assumiu uma dupla postura. Em primeiro lugar, ele enfatizou a necessidade de subordinação da mulher ao homem, tanto na igreja quanto na sociedade, porque este era o costume da época e insurgir-se contra ele seria colocar uma “pedra de tropeço” cultural para a evangelização da sociedade. Mas, em segundo lugar, Paulo afirmou que, em Cristo, não existe esta subordinação da mulher ao homem e, pelo contrário, homens e mulheres necessitam-se mutuamente para cumprir o ministério na igreja e no mundo. Que, naquele momento e naquela cultura, a mulher não tenha um papel de liderança, é circunstancial devido à primeira postura. Mas que, ocorrendo mudanças dentro da cultura e a mulher possa liderar, é próprio da salvação que Jesus trouxe e do princípio supracultural de Gálatas 3.26-29.

Palavras-chave: Ministério feminino em Paulo. Teologia paulina da mulher. A mulher em Cristo e na sociedade.

An investigation and explanation of the pauline Theology based on Galatians 3.26-29, 1 Corinthians 11-14 and 1 Timothy 2.8-15 on the performance of women in society and in ministerial work

Abstract: This work investigated three relevant texts of the apostle Paul that deal with the position of women, both in the church and in society, which are: Galatians 3.26-29, 1 Corinthians 11-14 and 1 Timothy 2.8-15. In the teaching of Galatians 3:26-29, Paul develops a general and supracultural principle that, in the new community formed in Christ, all social distinctions of gender, race or social position are abolished and each person is equal in dignity to all others. In Christ, there is no dominion or supremacy of man over woman. In the texts of 1 Corinthians 11-14 and 1 Timothy 2:8-15, Paul was dealing with local problems involving the position of women in the cultures where they lived. In dealing with these problems within first-century culture, Paul took a dual stance. First, he emphasized the need for the subordination of women to men, both in the church and in society, because that was the custom of the time and to rebel against it would be to place a cultural “stumbling block” for the evangelization of society. But, secondly, Paul affirmed that, in Christ, there is no such subordination of woman to man and, on the contrary, men and women need each other to fulfill the ministry in the church and in the world. That woman did not have, at that time and in that culture, the leadership role is circumstantial due to the first position. But, when changes occur within the culture and the woman can lead, is characteristic of the salvation that Jesus brought and the supracultural principle of Galatians 3.26-29.

Keywords: Women's Ministry in Paul. Pauline Theology of women. Women in Christ and in society.

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Publicado

03/06/2022

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Artigos